domingo, 14 de agosto de 2011

Mel brasileiro conquista mercado internacional


ASN - MA
Produção de mel no Brasil é de alta qualidade e livre de defensivos agrícolas
Mel brasileiro conquista mercado internacional
Fonte: Finep
Apicultura brasileira cresce e amplia sua participação no mercado internacional

A apicultura no Brasil passou de um uma simples produção limitada destinada ao consumo local, para um dos maiores produtores de mel do mundo. Hoje, o país é o 11º mais importante produtor mundial e o 5º em exportação. O mel brasileiro é cobiçado pelos principais mercados internacionais, principalmente os Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido, que juntos importam mais da metade do mel brasileiro. Um dos motivos desse interesse é que a produção apícola no Brasil é livre de defensivos e tem um excelente padrão de qualidade. 

O Nordeste é a região que mais avança em produção e exportação de mel. Entre os dez maiores exportadores do país, a região é representada por cinco estados, mais que qualquer outra região. Parte desse crescimento vertiginoso do Nordeste se deve aos programas de incentivo e capacitação, como o Projeto Apis, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae. 
A publicação “Mercado brasileiro conquista o mercado externo”, produzida pela Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP, conta a história de sucesso da apicultura no Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário