quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

PRESERVAÇÃO E UTILIZAÇÃO DAS ABELHAS SEM FERRÃO

Engº Agrônomo Rogério Marcos de O. Alves – EAFC/BA


INTRODUÇAO

O desconhecimento sobre as abelhas sem ferrão é fator inibidor para ampliação do consumo de seus produtos. Existem abelhas muito pequenas e produtoras de pouco mel, mas também existem abelhas de produção melífera abundante. A sua utilização transcende a esfera do produto mais conhecido: o mel, pois são muitos os campos a explorar (pólen. própolis, paisagismo, lazer...) principalmente no Nordeste do país onde emerge a industria do turismo. Esses usos poderão contribuir para o aumento da renda e preservação das espécies além de servir como agente modificador de opinião sobre o papel das abelhas no meio ambiente.

A utilização das asf deverá para fins de lazer, turismo, educação ambiental, paisagismo, deve-se obedecer a características da espécie e ambiente onde se encontra. Destacamos 4 formas de exploração da atividade, todas com caráter de uso econômico e preservação das espécies envolvidas:



01. PAISAGISMO



Essa exploração visa promover a preservação e retratar o aspecto de ambientação do meio , ou seja promover a integração no jardim. Dando aspectos de ruralidade e ecológico às residências. Isso pode ser feito utilizando colméias de barro ou pedra onde as abelhas são mantidas em locais que permitam a reprodução natural e enxameação da espécie sem interferência do homem constituindo também um lazer contemplativo e cultural. Cuidados quando da aplicação de agrotóxicos como a a aplicação de inseticida contra o mosquito causador da dengue são necessários para evitar a mortalidade de colônias.



02. EDUCAÇÃO AMBIENTAL



O conhecimento sobre a biologia, produtos e importância das abelhas para o meio ambiente torna-se de mais fácil entendimento, através do planejamento e instalação de meliponários em áreas de escolas, parques, reservas e hortos, localizados em ambientes urbanizados de grande fluxo de pessoas que geralmente tem um certo temor desses insetos e são potencialmente favoráveis ao acontecimento de acidentes.. Exemplo temos a instalação de meliponário nas dependências do Parque Zoobotânico de Salvador (zoológico) que contribuiu para a redução de acidentes com abelhas africanizadas através da informação aos trabalhadores das firma responsáveis pela manutenção do parque sobre a biologia e comportamento das abelhas e d os procedimentos básicos a serem efetuados antes das práticas de limpeza, podas, consertos a serem efetuados nas dependências do parque. A preservação das espécies e evitar o risco de acidentes são as metas a serem atingidas com esse tipo de atividade. O conhecimento dos aspectos de biologia e a formação de consumidores futuros, constitui o objetivo da instalação de meliponários nas escolas de 1º grau.





03. TURISMO



O potencial turístico do nordeste é indiscutível, os turistas freqüentam a nossa região desejando conhecer a natureza e o que ela oferece de produtos uma característica das abelhas sem ferrão é que podem ser utilizadas como atrativo turístico para regiões secas ou úmidas além de favorecendo o aumento do consumo do mel. A instalação de meliponários onde o visitante possa provar dos potes de mel e observar os diversos tipos de abrigos das abelhas permitem um aumento de renda e ao mesmo tempo preservação das espécies.





3.1. ATIVIDADES DE LAZER



Muitas pessoas acometidas de cansaço e outros males da vida moderna e também aqueles que já integram o grupo da idade madura, procuram um tipo de lazer, seja ele:

• Contemplativo – utilizar as abelhas como terapia para a diminuição da carga de stress do dia a dia, instalando meliponários para observação das atividades das abelhas, também é uma opção para estimular o tratamento de deficientes.

• Cultural – aprendizado de conhecimentos sobre a biologia e comportamento e inserção em grupos sociais (associações) para colecionar ou conhecer mais sobre o meio ambiente.

• Econômico – constituir uma atividade alternativa mas que possa gerar renda para manutenção da propriedade (chácaras) através da venda de seus produtos.



3.2.CUIDADOS BÁSICOS



Para efetivação dessas oportunidades deve –se obedecer a certos conhecimentos evitando a destruição de famílias de abelhas e também não consecução dos objetivos propostos:



A . colméias

A habitação das abelhas devem proporcionar conforto térmico e proteção. Utiliza-se dois tipos:

1. barro – em formato diversos (potes, anjos, bules, cogumelos, taças...) as tampas são confeccionadas com bordas que ultrapassam a parede da colméia. Pintar ou envernizar a tampa o que oferece maior proteção contra a chuva. Não necessita de divisões internas.

2. Madeira – formato cúbico (medidas de acordo com a espécie) as madeiras podem ter forma diversas (casinhas com telhados...) pintar o telhado para maior durabilidade. A espessura da madeira deverá ser de 2 cm. madeiras utilizadas : vinhático, cedro, ingauçu.



B. espécies

As espécies a serem utilizadas nessas atividades devem ser aquelas que já existam na região, e na comunidade que se deseja realizar o projeto.

Turismo e Educação ambiental – Irai (Nannotrigona sp), Jatai (Tetragonisca sp.), Mirim (Plebeia sp.), Mandaçaia (Melipona sp.)

Paisagismo – Irai, Mirim, Jatai, Moça branca ( Frieseomellita sp)



C . localização

As caixas devem estar instaladas em local sombreado, próximo a água potável e pastagem melíponicola, protegida de ventos fortes.

. Turismo - próximo a regiões de fluxo de pessoas, colocar colméias suspensas em bases ou arames. Utilizar tocos com enxames, cortiços, cabaças, árvores com abelhas arranchadas. Nunca destruir árvores para obtenção de ninhos, estes quando em tocos devem ser obtidos de desmatamentos ou até transferidos de caixas para cortiços (ocos).

. Educação Ambiental– em parques zoobotânicos, universidades, hortos, escolas e reservas ecológicas e comunidades rurais. Organizar museus sobre abelhas, produção de mudas de espécies visitadas pelas abelhas e montagem de meliponários escola.

. Paisagismo - Em jardins residenciais manter penduradas em alpendre da casa, no meio da vegetação sobre troncos ou cavaletes ou quando em apartamentos (até 3º andar) evitar o vento direto. Colocar sob árvores e até em área onde o sol do meio dia não incidam protegida por plantas em vasos.

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